Prevenção E Combate De Incêndios No Condomínio Blog Da TownSq

· 3 min read
Prevenção E Combate De Incêndios No Condomínio Blog Da TownSq

Quando se trata de um incêndio, a nossa primeira preocupação natural é sofrer queimaduras. Jamais estoure bolhas, caso essas apareçam, nem aplique qualquer pomada ou substância sem orientação médica. Contar com alguém que possa prestar primeiros socorros em um local é de suma importância para que as pessoas que ali transitam estejam mais seguras. Caso você esteja pensando em se especializar para prestar primeiros socorros e mais, a carga horária de um curso de socorrista costuma variar entre 240 a 260 horas. Checar o ambiente também pode te dar uma noção mais clara do que houve com a vítima para informar a equipe de resgate.

Nesse caso, há uma relação direta com a frequência com a qual uma situação pode ocorrer e com os meios disponíveis para evitar que isso  aconteça. Também é o caso de edifício antigos e que foram adaptados, porque há menos mobilidade nesse caso e pode haver outros problemas, como instalações elétricas deficitárias. Um plano de emergência bem executado alcança a redução dos impactos negativos e permite que a empresa sofra os menores danos possíveis.

Quando Uma Empresa Precisa Contratar O Serviço De Bombeiro Civil?


No último artigo do blog falamos um pouco sobre a importância das instituições de ensino. Abordamos também alguns itens  de extrema importância para a segurança do patrimônio e de todos os que frequentam esses locais.  A5S brigada de incendio , a partir de agora, abordaremos cada item citado no texto anterior e todos os componentes que abrangem cada tema. Ainda não conferiu o texto sobre os itens críticos para a proteção de pessoas e patrimônio em instituições de ensino? É síndico e precisa de ajuda com os laudos e questões técnicas na prevenção a incêndio no condomínio?

Instalações elétricas malfeitas, fiação antiga, exposta e a sobrecarga na rede estão entre os principais problemas. Incêndio é uma ocorrência de fogo descontrolado, com potencial de causar danos indesejáveis as pessoas, animais, edificações, equipamentos, materiais e etc. As medidas ativas de proteção abrangem a detecção, alarme e extinção do fogo (automática e/ou manual); já as medidas passivas de proteção abrangem o controle dos materiais, meios de escape, compartimentação e proteção da estrutura do edifício. Prevenção de incêndio é o conjunto de medidas, ações ou preparações realizadas de forma antecipadas com objetivo de eliminar ou reduzir o risco de incêndio a um nível aceitável e controlável. O de nível 1, por exemplo, é de 6 meses, ao passo que os extintores de Gás Carbônico requerem inspeção anual. No caso dos de nível 3, a inspeção é feita somente a cada 5 anos a menos que o cilindro sofra algum dano grave, como corrosão, essa manutenção precisa ser antecipada.

Nr 12: Proteção De Máquinas E Equipamentos No Ambiente De Trabalho


Mas, apesar de ser uma ação obrigatória, é preciso ter consciência de que o plano de prevenção e combate a incêndios é importante para preservar patrimônios e, principalmente, vidas. Mas, atrelado ao plano de prevenção, deve existir também o plano de combate a incêndio. Ele, inclusive, possui um roteiro de práticas para mitigar os danos em casos de focos de chamas. Por isso, é importante entender o termo “combate” dentro do contexto de prevenção a incêndios. Uma das exigências que faz parte deste documento é a utilização de sinalização de saídas e rotas de fuga, iluminação de emergência, distribuição e fácil acesso aos extintores, hidrantes e um sistema de detecção e alarme de incêndio que esteja atuante.

Qual a importância das medidas de prevenção e combate a incêndio?

A prevenção de incêndio também é fundamental para garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro. Além disso, a empresa pode responder processos diante de acidentes graves, como mortes e invalidez.


Quem pode fazer plano de combate a incêndio?

“1) São competentes para assinar projetos de incêndio em ambientes residenciais, comerciais e industriais os seguintes profissionais registrados no Crea: Engenheiros Civis; Engenheiros Mecânicos; Engenheiros de Segurança do Trabalho.